Dia Internacional dos Direitos da Mulher em etapas históricas

Hoje celebra-se o Dia Internacional dos Direitos da Mulher, em PRIXTON temos muito orgulho em contribuir para a igualdade entre homens e mulheres porque 50% da equipa que formamos são mulheres!

E para fazer uma homenagem a todos os homens e mulheres que contribuiram durante a história para todos os direitos que existem hoje em dia, preparámos um artigo em que damos destaque a algumas das etapas históricas:

1857: As trabalhadoras de uma fábrica têxtil de Nova Iorque protestam em massa contra a dureza das suas condições de trabalho e a precariedade que as afectava em particular. Esta manifestação, graças às suas amplas repercussões, criou um primeiro precedente.

1907: Primeira Conferência Internacional da Mulher Socialista em Estugarda (Alemanha), onde um dos primeiros objetivos era criar o sufrágio das mulheres.

1908: Nova greve das trabalhadoras têxteis em Nova Iorque.

1909: Em apoio à greve de 1908, uma Organização Socialista da Mulher celebrou o primeiro Dia Internacional da Mulher nos Estados Unidos da América.

1910: Realizou-se em Copenhaga um segundo Encontro Internacional Socialista da Mulher e foi proposto que fosse reservado um dia simbólico (por volta de 8 de Março) para exigir os direitos da mulher, incluindo o direito de voto.

1947: A Comissão sobre o Estatuto da Mulher (CEM) reúne pela primeira vez em Lake Success, Nova Iorque, pouco depois da criação das Nações Unidas.

1947-1962: A Comissão trabalhou para estabelecer normas e formular convenções internacionais para alterar leis discriminatórias e melhorar a sensibilização global para as questões da mulher:

  • Porque a codificação dos direitos legais das mulheres precisava de se basear em dados e análises, a CEM iniciou uma avaliação global do estatuto das mulheres.
  • Isto levou à elaboração de:
    • As primeiras convenções internacionais sobre os direitos da mulher, tais como a Convenção sobre os Direitos Políticos da Mulher, ratificada em 1953.
    • Os primeiros acordos internacionais sobre os direitos matrimoniais das mulheres (a Convenção sobre a Nacionalidade das Mulheres Casadas, ratificada em 1957, e a Convenção sobre o Consentimento ao Casamento, Idade Mínima para o Casamento e Registo de Casamentos, ratificada em 1962).
  • Além disso, ajudou a consagrar o princípio de salário igual para trabalho igual através da Convenção da Organização Internacional do Trabalho relativa à Igualdade de Remuneração para Homens e Mulheres Trabalhadoras por Trabalho de Valor Igual, ratificada em 1951.
  • Finalmente, ao longo da década de 1960, tornou-se claro que as mulheres eram significativamente mais afectadas pela pobreza. Por conseguinte, o trabalho da CEM centrou-se também nas necessidades das mulheres em matéria de desenvolvimento rural e comunitário, trabalho agrícola, planeamento familiar e progresso científico e tecnológico.

1963: Os esforços para consolidar as normas dos direitos da mulher levaram a Assembleia Geral da ONU a pedir à CEM que preparasse um projeto de Declaração sobre a Eliminação da Discriminação contra as Mulheres, que foi finalmente adotada pela Assembleia Geral em 1967.

1975: Ano Internacional da Mulher, aprovado pela Assembleia Geral para chamar a atenção para a igualdade entre mulheres e homens e para a contribuição das mulheres para o desenvolvimento e a paz; e o ano em que a ONU reconheceu oficialmente o Dia Internacional dos Direitos da Mulher, a 8 de Março.

1979: Ratificação da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres (CEDAW).

1987: A CEM ajudou a colocar a violência contra as mulheres no centro do debate internacional pela primeira vez. Estes esforços conduziram à adopção da Declaração sobre a Eliminação da Violência contra as Mulheres pela Assembleia Geral a 20 de Dezembro de 1993.

1994: A Comissão dos Direitos Humanos nomeou um Relator Especial da ONU sobre Violência contra as Mulheres, suas Causas e Consequências, com um mandato para investigar e informar sobre todos os aspectos da violência contra as mulheres.

1995: Foi criada uma nova unidade de género da ONU, como previsto pela Plataforma de Ação de Pequim: o Gabinete do Conselheiro Especial sobre Questões de Género e Promoção da Mulher (OSAGI).

1999: O Protocolo Facultativo à Convenção introduziu o direito de queixa para as mulheres vítimas de discriminação.

2011: Formação da ONU Mulher, que é o actual Secretariado da Comissão sobre o Estatuto da Mulher.

Um longo caminho já foi feito durante estes anos e no futuro ainda existem muitas melhoras para fazer. Aqui estaremos, preparadas para enfrentar os próximos desafios!

Fonte: https://www.unwomen.org/fr/csw/brief-history e https://historia.nationalgeographic.com.es/a/feminismo-camino-hacia-8-marzo_12468

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *