Dia Internacional do Café

Ontem celebrámos o Dia Internacional do Café. Tenho a certeza de que também tu adoras uma chávena de café enquanto desfrutas de boa companhia. Mas sabe como foi descoberto, qual a sua origem ou quais os seus benefícios?

Continue a ler, porque nós contamos-lhe tudo!

Como foi descoberto

Existem duas versões diferentes sobre a sua descoberta.

A primeira sugere que no século IX, na Etiópia, um pastor reparou que as suas ovelhas e cabras ficavam nervosas e inquietas quando bebiam o fruto da planta do café. Decidiu preparar uma infusão com este fruto para experimentar e não gostou nada do sabor. Atirou então os grãos para a fogueira e, graças ao aroma agradável que libertava, decidiu preparar a infusão com os grãos queimados.

A outra teoria diz que o pastor contou a alguns monges o que estava a acontecer com o seu gado e, depois de estudarem o comportamento do rebanho, decidiram preparar a infusão e foi assim que a descobriram.

Como é fabricado

Todos os anos, quando as cerejas de café atingem a maturidade, é efectuada a colheita. Existe a colheita manual, em que apenas são colhidos os frutos maduros, e o processo industrial, em que são colhidos todos os bagos, sendo depois feito um controlo para retirar os que ainda estão verdes.

Em seguida, os grãos são secos, os resíduos são retirados e as camadas que envolvem os grãos de café são removidas. Nesta altura, os grãos estão verdes, pelo que são torrados para obter o aroma e o sabor finais.

Existem dois tipos de torrefação: a natural e a torrada. A primeira é efectuada sem adicionar nada ao café, deixando-o completar o processo naturalmente. Por outro lado, para obter o café torrado, é utilizado açúcar durante o processo de torrefação.

Benefícios

  • O café é rico em antioxidantes, especialmente polifenóis, que actuam contra certos metais pesados que provocam o envelhecimento dos tecidos.
  • Além disso, graças à cafeína, obtemos estimulação e ativação e melhoramos algumas funções cognitivas. Ajuda-nos também a mantermo-nos acordados, atentos e concentrados ao longo do dia.
  • É adequada para desportistas, pois a fadiga é sentida mais tarde, o que aumenta o desempenho durante as sessões de treino.
  • Por fim, vários estudos sugerem que o seu consumo é benéfico, pois ajuda a reduzir o risco de várias doenças neurodegenerativas e doenças coronárias.

E que melhor maneira de preparar uma boa chávena de café do que com as nossas máquinas de café, escolha a que melhor se adapta a si e desfrute do seu café como gosta!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *