Conheces a origem do Dia Europeu da Música?

Em 1976, Joël Cohen, um músico americano que na altura trabalhava para o canal de música France Musique, propôs que, nos dias 21 de Junho e 21 de Dezembro, fosse transmitido um programa musical durante toda a noite para celebrar os dois solstícios com música.

Alguns anos mais tarde, em 1982, por iniciativa do então ministro da cultura, Jack Lang e os seus conselheiros, Christian Dupavillon e Maurice Fleuret, idealizaram um dia consagrado à música, onde esta aconteceria nos sítios mais diversos: ruas, praças, parques, terraços, jardins, montras de comércio e coincidindo com o solstício de verão (21 junho).

Hoje, o fenómeno propagou-se muito para além das fronteiras da Europa, uma vez que a música é celebrada em 120 países dos cinco continentes, celebrando assim a “festa da música”, que abarca todos os géneros musicais, do jazz à música popular, que chegam ao público de forma gratuita.

Então porquê 21 de Junho? Porque é o dia do solstício de Verão, e portanto a noite mais curta do ano no hemisfério norte.

Por isso, já sabes o que fazer hoje, não sabes? Deixa a música tocar! E que melhor maneira de o fazer do que com um dos nossos gira-discos 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *