11 conselhos para navegar em Internet de forma segura

Sabias que hoje é o Dia Internacional da Internet? Aproveita e espreita 11 conselhos para navegar em Internet de forma segura:

1. Estabelecer uma palavra-passe diferente para cada conta

Esta é a melhor opção para teres todas as tuas contas protegidas, porque se utilizares a mesma palavra-passe para várias contas e alguém aceder a alguma dessa informação, podem aceder às restantes contas.

2. Faz uma cópia de segurança do teu disco rígido externo

Uma boa maneira de fazer uma cópia de segurança de toda a informação que tens armazenada no teu computador é utilizar um disco rígido externo. E se preferes ter tudo online, pode também utilizar um serviço de cópia de segurança em nuvem.

3. Ativa a autenticação de dois factores

Com este tipo de autenticação, para além da palavra-passe habitual, terás também de introduzir um código que recebirás por email ou SMS. Desta forma, mesmo que alguém saiba a tua palavra-passe, não podem aceder à tua conta, uma vez que não têm esse código.

4. Não utilizes a conta de administrador do teu computador

Utiliza uma conta que não tenha privilégios de administrador, para que, caso alguém assuma o controlo do teu computador, não seja capaz de realizar operações não autorizadas.

5. O símbolo de cadeado não garante segurança

Quando navegas na Internet e aparece um pequeno cadeado junto ao endereço web, não significa que o endereço desta página seja seguro, uma vez que se desconhece qual será a utilização dos teus dados.

6. Modo de navegação anónima

Este modo não garante a segurança na navegação, apenas garante que os websites que visitas não deixarão vestígios e que não serão mantidos no teu histórico de navegação.

7. Utiliza um antivírus

A navegação na Internet será sempre mais segura se tiveres um antivírus que te proteja contra possíveis ataques.

8. Extensões de navegadores

Quando um website te pede para instalar uma extensão, tem cuidado com as permissões. Se considerares que não são de confiança ou se pedem dados excessivos, é pereferível que não autorizes as permissões.

9. Utilizar cartões pré-pagos

Este tipo de cartão é ideal para fazer pagamentos pela Internet, uma vez que têm um saldo limitado e não dão acesso aos dados da tua conta bancária.

10. Não entres em emails promocionais

Se receberes emails, WhatsApps ou SMS que incluam um link ou um botão para clicar mas não conhehces o endereço, é preferível que evites clicar.

11. Evita a conexão a redes WiFi públicas

Se não for necessário, não acedas a redes WiFi em locais públicos para evitar o conceito conhecido como “homem no meio”, que é uma pessoa que se conecta ao mesmo WiFi e que se liga entre o teu dispositivo e o servidor de Internet.

Esperamos que consideres estas dicas úteis e que melhorem a tua experiência de navegação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *