Dia Internacional do Vinilo

Os discos de vinil têm mais de um século de história e, até há alguns anos, pensávamos que eram obsoletos, mas a verdade é que hoje em dia são mais populares do que nunca.

Provavelmente já os viu muitas vezes em feiras da ladra, lojas de segunda mão e até em lojas de música. Mas o que é que sabe sobre os vinis? Contamos-lhe muitas curiosidades que de certeza não sabia!

Quem o inventou?

Thomas Edison patenteou o fonógrafo em 1878. Este aparelho podia gravar e reproduzir o som através de uma agulha ligada a um amplificador que deslizava sobre um cilindro coberto de cera. Esta invenção deu lugar ao gramofone dez anos mais tarde, trocando os cilindros por discos que, em 1948, se tornaram os primeiros discos de vinil.

Como é que é feito?

O primeiro passo é criar um disco principal. Este disco é feito de alumínio e revestido com um esmalte preto. É semelhante ao vinil, mas de maiores dimensões, e a partir dele serão fabricadas centenas de discos de vinil.

Uma vez criado, são registados os dados de identificação. Se tudo estiver correto, o disco matriz é coberto com uma camada muito fina de prata e é feito um molde metálico no qual é vertido níquel para obter um carimbo.

Depois de concluído este processo, o disco é levado para as fábricas de prensagem, onde o plástico é derretido até se tornar uma lasca fina, os carimbos de níquel são colocados na prensa e os padrões sonoros são gravados no plástico macio. Uma vez gravado, é-lhe dada uma forma arredondada.

Fonte: https://wololosound.com/articulos/discos-de-vinilo/

Outras curiosidades

  • Os discos de vinil eram pretos até 1970, altura em que começaram a aparecer discos coloridos para coleccionadores.
  • O primeiro disco de vinil da história foi gravado em 1902 pelo cantor de ópera mais famoso do mundo na altura, Enrique Caruso. Foram vendidos um milhão de exemplares.
  • O género musical com maior número de discos de vinil é o rock, seguido de perto pela eletrónica.
  • O álbum mais vendido é o “Thriller” de Michael Jackson.
  • O vinil mais caro é o do álbum “Once Upon a Time in Shaolin” dos Wu-Tang Klan, do qual só foi fabricado um exemplar, que foi comprado por 2 milhões de dólares.

E para reproduzir os seus vinis preferidos, nada melhor do que os nossos gira-discos VC400. Escolha a sua cor preferida e aproveite os descontos exclusivos no nosso sítio Web!

Se gosta mais de gira-discos vintage, dê uma vista de olhos a todos os nossos modelos e escolha o seu preferido:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *